segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Projeto Centenário de Luiz Gonzaga



Escola Estadual Deusa Moraes
Turma – 31.01
Professora: Geirlene Lopes Viana







Projeto - Centenário de Luiz Gonzaga

Através do programa PNAIC Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa foi colocado à disposição dos professores do 3º ano o Projeto Centenário de Luiz Gonzaga, para quem tivesse disponibilidade e interesse em trabalhar com sua turma. A partir daí me interessei pelo projeto, mesmo que não possa fazer um trabalho muito abrangente, resolvi começar a trabalhar de forma interdisciplinar na sala de aula e posteriormente partir para a culminância do projeto.




OBJETIVOS:
Resgatar um pouco da cultura nordestina, mostrar para as crianças as diferenças das culturas regionais. Ressaltar a importância da riqueza da cultura da região do Rei do Baião e do trabalho dele em todo Brasil. Buscar a atenção da sociedade para o povo esquecido do sertão.
Conhecer como viveu Luiz Gonzaga, como conseguiu crescer na música, as dificuldades que enfrentou junto a família, e o dom que tinha herdado de seu pai manuseando a sanfona.
Desenvolver a socialização no âmbito escolar partindo das diferentes culturas.


TEMPO PREVISTO:

12 aulas.



AÇÕES NA SALA DE AULA – DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:

História: Leitura e interpretação da Biografia de Luiz Gonzaga. Leitura das datas de cada acontecimento da história. Reflexão e socialização da história do cantor.

Língua Portuguesa: Características do gênero música. Trabalhando com a interpretação da música de Luiz Gonzaga Asa Branca. Interpretando músicas em forma de poesia. 

Ciências: Trabalhando o conteúdo sobre a seca e poluição. Usando algumas músicas como Asa Branca, Xote ecológico etc. Atividades sobre a seca e a poluição.

Geografia: Leitura de texto e do mapa com as divisões das regiões do Brasil. Atividades destacando a região em que se situa o Tocantins que é nossa região e também a região Nordeste onde fica a localizado o Estado do cantor. Desenho e pintura do mapa do Brasil com divisão das regiões.

Artes: Pintura dos desenhos de Luiz Gonzaga. Ensaios para apresentações de dança dos grupos Xote das meninas e Xote ecológico.

Educação Física: Ensaios de canto da música Asa Branca. Ensaios da interpretação da música Apologia ao Jumento.



ATIVIDADES:

As atividades devem ser trabalhadas nas formas de escrita, leitura, interpretação, desenhos e pinturas. Atividades coletivas e individuais e sempre focando na socialização entre os alunos.



RECURSOS:

Quadro, pincel, xamex, lápis de cor, giz de cera, papel pardo, EVA, TNT, tesoura, cola, data show, som, computador.



AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma continua considerando a participação individual e coletiva, observando a capacidade e o desenvolvimento nas atividades, dando ênfase na leitura e interpretação.



CULMINÂNCIA


CENÁRIO:

Cartaz com desenhos;
Cartaz com Cópias de músicas;
Desenhos e pinturas;
Letreiro;
Multimídia.



APRESENTAÇÃO:

Apresentações de danças, interpretações e canto:

Grupo de dança Xote das Meninas;
Grupo de dança Xote Ecológico;
Interpretação de músicas em forma de poesia: ABC do Sertão, Súplica Cearense, Nem Se Despediu de Mim, Morena Bela, Que Nem Jiló, Xódó. Encenação da música Apologia ao Jumento;
Canto da música Asa Branca.




CONCLUSÃO:


O projeto foi contemplado de forma bastante significativa, houve o envolvimento de todo os alunos que foram bastante participativos. As aulas diferenciadas trouxeram mais entusiasmos e despertou mais interesse, tanto nas atividades dos conteúdos como também nas atividades para as apresentações finais do projeto. As apresentações foram de grande importância para a conclusão do trabalho, os alunos fizeram uma ótima interpretação das músicas apresentadas.  







Paraíso do Tocantins, 01 de novembro de 2013.



Apresentadores da programação: Letícia e Breno Phierre.
Aluno João Victor representando Luiz Gonzaga.

Grupo de dança Xote das meninas.

Alunos: Amanda, Kaick, Aline, Everton e Ana Lúcia interpretando algumas músicas.
Grupo de dança Xote ecológico.
Interpretação da música Apologia ao jumento.
Coral da música Asa Branca.
Final da apresentação: professora e alunos.







Deixe seu comentário!

Um comentário:

Anônimo disse...

foi muito bacana as apresentações!!!